Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Ilhéus volta a exportar amêndoas de cacau depois de 20 anos

Amêndoas de cacau são a matéria-prima principal do chocolate.
Produto passou por crise que quase destruiu as lavouras.


Depois de 20 anos, o Brasil voltou a exportar amêndoas de cacau - a principal matéria-prima do chocolate. O produto que já foi símbolo de prosperidade no sul da Bahia começa a se recuperar.
O navio holandês está sendo carregado no Porto de Ilhéus. Cem mil sacas de cacau, 6,6 mil toneladas. O Brasil vinha importando o produto para abastecer o mercado interno. De 1995 para cá é a primeira exportação.
"É um momento de alegria, porque nós estamos exportando um cacau de excelente qualidade. O cacau brasileiro volta a ser aquele cacau com imagem lá fora de muito respeito", aponta o presidente do Sindicato dos Produtores, Milton Andrade.
Os produtores têm motivos para comemorar. A produção melhorou depois de uma crise histórica. Nas últimas duas décadas, a vassoura de bruxa, doença que mata os cacaueiros, chegou a reduzir em 90% a produção das amêndoas. 
A região ficou arrasada. Milhares de fazendas faliram, mais de 200 mil trabalhadores foram dispensados. A recuperação foi lenta e precisou de muitas pesquisas com cruzamentos genéticos.
Os produtores foram obrigados a replantar grande parte da lavoura. Mesmo assim, a vassoura de bruxa continua espalhada pelas fazendas da região. A diferença é que as novas plantas são mais tolerantes, conseguem conviver com a doença.
Os cacaueiros estão carregados. A colheita está trazendo de volta às fazendas trabalhadores que ficaram anos desempregados.
"Foram dois irmãos meus pra São Paulo e já voltaram, já estão trabalhando", conta o trabalhador rural Ubaldino Costa Santos.
"Melhorou e tem que melhorar mais. Com fé em Deus a gente vai à luta", diz o trabalhador rural Ivanilson Conrado.
Há vagas de trabalho, e com carteira assinada, diz o gerente de uma fazenda.
Evandro dos Santos: Está faltando gente pra trabalhar na roça.
Repórter: Aqui você tem quantas vagas?
Evandro: No mínimo dez vagas.
A volta da boa colheita veio acompanhada de mais produtividade. É que as novas plantas produzem frutas mais pesadas.
"Com catorze frutos, você consegue um quilo de amêndoas secas, enquanto que no passado eram necessários de 20 a 25 frutos para se chegar a um quilo de amêndoas secas", conta o produtor de cacau Águido Muniz.
Na Bahia, o cacau é produzido em áreas bem preservadas da Mata Atlântica. E como as amêndoas são de boa qualidade, a região já começou a fabricar chocolates finos. E sonha alto.
"Os consumidores conscientes vão olhar pro nosso produto com muito carinho, com muita atenção  aos nossos aromas, ao nossos sabores e  nós vamos competir com os melhores chocolates", comenta o presidente da Associação dos Fabricantes de Chocolate, José Carlos Maltez.
O sul da Bahia produz duas toneladas de chocolates. Abastece parte do mercado interno, mas os produtores trabalham para exportar, além da matéria-prima, também o produto final do cacau.
Por G1 - Jornal Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário