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domingo, 1 de junho de 2014

Como fortalecer o caminho à alfabetização da criança pequena?

Como fortalecer o caminho à alfabetização da criança pequena?


Para você, que é profissional da educação infantil, selecionamos informações importantes ao seu trabalho que comprovam como os estímulos visuais, sensoriais e motores têm importante influência no processo de alfabetização da criança. Confira.

Ler e escrever são processos biológicos. Além dos aspectos culturais envolvidos na leitura e escrita, o aprendizado dessas habilidades depende do estímulo do cérebro, que se apropria da linguagem ensinada, formando sempre novas conexões ao aprender.
Escrever é mais complexo do que ler. O cérebro ativa dezessete áreas cerebrais diferentes para ler, enquanto que, para escrever, ele precisa dessas habilidades anteriormente aprendidas.
Outras atividades favorecem a alfabetização na hora certa. Estimular a criança com atividades lúdicas e artísticas, como desenhar e tocar instrumentos, dará a ela uma base mais sólida para que seja melhor alfabetizada no momento certo.
Espelhar as letras na hora de escrever é normal. Em geral, a criança começa a escrever por volta dos seis anos e pode inverter as letras R , L e S. Depois dos sete anos, ela já associa melhor a imagem e vai escrever corretamente.
Os estímulos na infância ficam para sempre na memória do cérebro.Atividades artísticas feitas na infância dão base para o cérebro aprender outras habilidades e estimulam a imaginação e a criatividade, fazendo toda a diferença na alfabetização.
Música é a atividade artística mais completa. Pode ser um instrumento, bater palmas para marcar o ritmo, um canto, uma dança. Todo o estímulo que vem com o aprendizado musical é mais completo do que ler e escrever, porque é o que mais ativa as redes neuronais no cérebro. A criança que começa a estudar música antes dos sete anos tem maiores possibilidades de os dois lados do cérebro se comunicarem melhor, desenvolvendo a atividade do pensamento. Além disso, a música exercita a concentração e a criatividade e envolve habilidades motoras e visuais. O canto também favorece o desenvolvimento do vocabulário e um melhor domínio da gramática.
Intercalar livros com e sem imagem é importante. Usar livros sem imagens favorece o fortalecimento da criatividade da criança, que usa mais intensamente a imaginação.
Leia a matéria que inspirou este post e conte pra gente que outras atividades você desenvolve com a criança pequena que favorecem o letramento.
Fonte: Para você, que é profissional da educação infantil, selecionamos informações importantes ao seu trabalho que comprovam como os estímulos visuais, sensoriais e motores têm importante influência no processo de alfabetização da criança. Confira.
Ler e escrever são processos biológicos. Além dos aspectos culturais envolvidos na leitura e escrita, o aprendizado dessas habilidades depende do estímulo do cérebro, que se apropria da linguagem ensinada, formando sempre novas conexões ao aprender.
Escrever é mais complexo do que ler. O cérebro ativa dezessete áreas cerebrais diferentes para ler, enquanto que, para escrever, ele precisa dessas habilidades anteriormente aprendidas.
Outras atividades favorecem a alfabetização na hora certa. Estimular a criança com atividades lúdicas e artísticas, como desenhar e tocar instrumentos, dará a ela uma base mais sólida para que seja melhor alfabetizada no momento certo.
Espelhar as letras na hora de escrever é normal. Em geral, a criança começa a escrever por volta dos seis anos e pode inverter as letras R , L e S. Depois dos sete anos, ela já associa melhor a imagem e vai escrever corretamente.
Os estímulos na infância ficam para sempre na memória do cérebro.Atividades artísticas feitas na infância dão base para o cérebro aprender outras habilidades e estimulam a imaginação e a criatividade, fazendo toda a diferença na alfabetização.
Música é a atividade artística mais completa. Pode ser um instrumento, bater palmas para marcar o ritmo, um canto, uma dança. Todo o estímulo que vem com o aprendizado musical é mais completo do que ler e escrever, porque é o que mais ativa as redes neuronais no cérebro. A criança que começa a estudar música antes dos sete anos tem maiores possibilidades de os dois lados do cérebro se comunicarem melhor, desenvolvendo a atividade do pensamento. Além disso, a música exercita a concentração e a criatividade e envolve habilidades motoras e visuais. O canto também favorece o desenvolvimento do vocabulário e um melhor domínio da gramática.
Intercalar livros com e sem imagem é importante. Usar livros sem imagens favorece o fortalecimento da criatividade da criança, que usa mais intensamente a imaginação.
Leia a matéria que inspirou este post e conte pra gente que outras atividades você desenvolve com a criança pequena que favorecem o letramento.
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