Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Prefeito Vane novamente frustra Sindicato e Professores de Itabuna

Aconteceu na tarde desta quarta (09/04) no Gabinete da Prefeitura Municipal a terceira rodada de negociação entre a Diretoria Executiva do Sindicato do Magistério – SIMPI e o Governo Municipal para discussão das cláusulas econômicas do Acordo Coletivo do Trabalho para os profissionais graduados e pós-graduados. Além da entidade sindical e do Prefeito Claudevane Leite, estiveram presentes os Secretários da Fazenda, Educação e Administração, o Controlador Geral do Município e o Procurador Jurídico, como também 05 professores que representam a base para acompanhar as negociações.
Na última rodada o Prefeito havia proposto um reajuste de 5,91%, baseado no IPCA. Na ocasião a Presidente do SIMPI, Profa. Norma Guimarães pediu que o executivo repensasse, visto que tal indicativo não atingia nem o percentual de 8,32% oferecido aos professores de nível I. Dessa forma, o Prefeito apresentou na audiência de hoje novo percentual, que deverá ser levado à categoria na próxima assembleia que acontecerá nesta sexta (11/04), às 14h:30min no auditório da UNIME.
A Professora e Representante da Base, Fernanda Branco, escolhida em assembleia para acompanhar as negociações não escondeu sua indignação mediante a nova proposta. “É lamentável que tenhamos que nos submeter a tais propostas após tantos anos de estudo. Mais uma vez saímos de uma negociação decepcionados”, lamenta a professora.
O SIMPI, de antemão, já demonstrou novamente a insatisfação da nova proposta, mas apresentará à categoria para avaliação. “Infelizmente o professor não tem sido valorizado. Nós passamos anos numa graduação, fazemos especializações e quando sentamos numa mesa de negociação não vemos o reflexo de nosso esforço. Ainda assim, levaremos a nova proposta à categoria, pois a assembleia é soberana”, ressalta a sindicalista Carminha Oliveira.
Além do baixo reajuste, outro ponto polêmico suscitado pelo Governo foi a possibilidade de atraso salarial, visto que, de acordo com o Prefeito o pagamento de folha está sendo complementado com fundos próprios, como o IPTU, por exemplo. O Sindicato mais uma vez informou que a atitude de pagamento apenas no 5º dia útil tem desprestigiado a classe, pois está havendo valorização dos comissionados em detrimento dos concursados. Por fim, arremata a presidente. “Caso haja um dia sequer de atraso, estaremos prontos para ajuizarmos ação na justiça do trabalho, bem como nos manifestarmos perante a sociedade. Esta assembleia será decisiva e tenho certeza que a categoria comparecerá em massa para decidir os rumos desta luta”, finaliza a Presidente Sindical.
Fonte: Ascom SIMPI
Foto e Texto: Jeremias Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário