Pesquisar este blog

sábado, 14 de junho de 2014

Alimentos que ajudam a reduzir os triglicerídeos

Alimentos que ajudam a reduzir os triglicerídeos
Cada vez mais pessoas apresentam análises sanguíneas com valores muito altos de triglicerídeos, um tipo de gordura presente no sangue. Em muitos casos esse alto nível também aparece associado a altosníveis de colesterol.
Esses valores devem ser considerados e tratados com urgência a fim de prevenir doenças cardiovasculares e pancreatite, dentre outros problemas de saúde.
Nesse artigo, explicaremos quais alimentos devem ser evitados e quais, em contrapartida, podem nos ajudar a reduzir o nível detriglicerídeos no sangue. Confira!

Alimentos prejudiciais

A primeira coisa que devemos eliminar de nossa dieta são as conhecidas gorduras ruins, que na realidade são gorduras saturadas ou ainda, trans, e podem ser encontradas nos seguintes produtos de origem animal e vegetal:
  • Alimentos pré-cozidos: elaborados com óleos e gorduras de baixa qualidade, que costumam ser cozidas a altas temperaturas;
  • Carnes gordurosas (gordas);
  • Produtos lácteos integrais;
  • Margarina e manteiga: mesmo que a margarina seja um produto de origem vegetal, a qualidade de seus ingredientes e, principalmente, o tipo de processo envolvido em sua produção a convertem em um alimento com alto teor de gorduras trans, pouco saudáveis. Por outro lado, a manteiga possui alto teor de gorduras de origem animal e apesar disso é mais natural do que a primeira, por isso, ao escolher a melhor opção será a manteiga, quando consumida em pequenas quantidades;
  • Cremes e molhos com creme de leite;
  • Óleo de coco e de palmeira;
  • Bolos e doces industrializados: também contém gorduras saturadas em grandes quantidades, além de outros ingredientes como farinhas e açúcares refinados que pioram mais a assimilação desse tipo de alimentos pelo organismo;
  • Embutidos: principalmente os de alto teor de gordura;
  • Alimentos que contém gorduras hidrogenadas: é recomendável conferir sempre as informações nutricionais dos produtos que compramos, afinal, muitos contém esse famoso e perigoso tipo de gordura.
gorduras-cwd1978

Gorduras saudáveis

É importante destacar que não se pode generalizar e taxar todas as gorduras como prejudiciais à saúde. O consumo de gorduras é importante para nosso organismo, do mesmo modo que o consumo de carboidratos e proteínas, mas, é imprescindível saber quais os tipos de gorduras convenientes ao nosso organismo, àquelas conhecidas como gorduras saudáveis.
Por isso, o primeiro tipo de alimentos que recomendamos são aqueles que contêm um alto teor de gorduras saudáveis, como por exemplo:
  • Óleos vegetais extraídos de uma primeira prensa a frio, como o azeite de oliva, o de óleo gergelim e o de linhaça;
  • Os frutos secos, que são ricos em fibra e minerais;
  • O abacate, uma fruta extremamente saudável e nutritiva. Além da polpa, é recomendável consumir sua semente, que nos ajudará a assimilar melhor seu teor de gordura saudável;
Esses alimentos devem ser consumidos diariamente, porém, em quantidades moderadas, principalmente aqueles que sofrem de obesidade. Os frutos secos, por exemplo, devem ser consumidos em pequenas quantidades. Diariamente podemos consumir uma porção que caiba na palma de nossa mão, será a quantidade ideal.
Além disso, misturaremos esses alimentos com carboidratos e proteínas para que ajude o organismo a assimilá-los melhor.

Cereais integrais

Os cerais integrais são ótimos aliados para nos ajudarem a diminuir os níveis de triglicerídeos, diferente do que acontece com os cereais refinados. Alguns exemplos desses bons cereais são:
  • Trigo;
  • Arroz;
  • Aveia;
  • Milho;
  • Quinoa, etc.
Além disso, podemos citar todos os tipos de pães e afins, elaborados com farinhas de centeio, aveia, trigo sarraceno, etc. Com afarinha de trigo sarraceno, por exemplo, podemos elaborar crepes iguais àqueles feitos com farinha branca. Essa é uma receita muito utilizada na França.
aveia-MGFLady-Disdain

Peixe

Na hora de escolher a proteína animal, escolheremos preferencialmente o peixe, principalmente aqueles ricos em ácidos graxos Ômega-3:
  • Salmão;
  • Atum;
  • Cavalinha;

Frutas e verduras

Também obteremos uma boa dose de fibras consumindo frutas e verduras diariamente, especialmente se forem de boa procedência, orgânicas. Ao longo do dia devemos consumir pelo menos cinco tipos variados de verduras e frutas, cruas ou cozidas.
Recomendamos especialmente as verduras de folhas verdes(espinafre, brócolis, rúcula, acelgas, etc.), os cítricos (laranja, limão, tangerina, toranja, lima) e as maçãs, que, se de origem orgânica, podem ser consumidos com a casca.
Roast carrot and avocado salad with citrus dressing and sour cream

Bebidas vegetais

Em dietas para diminuir os níveis de triglicerídeos, sempre é recomendável o leite e derivados lácteos desnatados ou com baixo teor de gordura. Porém, temos como alternativa as bebidas vegetais, que são mais naturais, nutritivas e também oferecem fibra ao organismo.
Podemos comprar o leite vegetal ou prepará-lo, existem muitas opções para se preparar em casa, tais como o leite de amêndoas, de aveia, etc., e inclusive podemos utilizar esse tipo de bebida para acrescentar em molhos e sobremesas. Essas bebidas são saudáveis e não contêm colesterol.
Imagens oferecidas por cwd1978, MGFLady Disdain y Blue moon in her eyes
Fonte: Melhor com Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário